Orquestração de marketing – por que investir?

O surgimento de novas mídias vem aumentando o desafio das empresas em fazer a gestão integrada das ações de marketing. Consumidores passam cada vez mais tempo conectados e interagindo em diferentes canais, demandando uma mudança na postura das empresas. Quanto mais conectados, maior é a variedade de meios de interação dos consumidores com as marcas. As mudanças no comportamento dos consumidores elevam suas expectativas e as empresas que conseguirem oferecer mensagens mais direcionadas e relevantes tendem a prosperar neste novo cenário. O processo, suportado pela tecnologia, que permite que as empresas entreguem as mensagens corretas para toda a sua base de clientes em qualquer dispositivo que estes estejam usando e a qualquer momento é chamado de orquestração de marketing.

Razões para investir em orquestração de marketing

O que funcionava antes não traz mais os mesmos resultados

A orquestração de marketing está baseada na ideia que iniciativas stand-alone já não são suficientes para gerar vendas ou fidelização de clientes de longo prazo.  É preciso que as empresas ofereçam aos clientes uma experiência consistente considerando todo o ecossistema digital.

As mudanças acontecem em um ritmo cada vez mais rápido

Há alguns anos, mesmo as organizações mais avançadas utilizavam apenas algumas ferramentas de marketing. Mas hoje em dia, o cenário é bem mais complexo e demanda um compromisso mais profundo para entender como as peças se comunicam e contribuem para a experiência geral do consumidor.

Neste cenário mutante, mais do que nunca, para desenvolver ações de marketing eficazes, é preciso testá-las e ajustá-las. E não é possível fazer isso com agilidade sem conhecer muito bem toda a operação (processos, canais, campanhas, o que funciona e o que nã o). Ou seja, é preciso praticar a orquestração de marketing: o profissional de marketing deve agir como um maestro que rege os músicos de uma orquestra e esforços individuais devem ser coordenados com cada vez mais precisão.

Aumento no volume de dados

Para manter a competitividade e o ritmo de crescimento, as empresas estão diversificando os investimentos em marketing – marketing de conteúdo, marketing de busca, displays, automação etc. Esses esforços estão multiplicando o número de fontes de dados, que precisam ser monitorados e analisados de acordo com tendências e demandas dinâmicas. Quanto maior a diversidade de dados, maior deve ser o cuidado para não cometer erros de análise que podem levar à comunicação de forma inadequada com clientes.

Foco na experiência completa do consumidor

A orquestração de marketing beneficia os profissionais também. À medida que o número de canais de marketing começou a se multiplicar, as próprias equipes de marketing se tornaram menos orquestradas e mais especializadas. As áreas de marketing começaram a operar em silos, onde equipes específicas se concentram em um canal – com pouca ou nenhuma integração com equipes responsáveis ​​por outros canais. Esta estrutura interna tornou impossível manter o foco em toda a experiência do cliente. Com a orquestração de marketing diferentes equipes trabalham juntas de forma mais inteligente.

Oracle Responsys para orquestração de marketing

Foi possível perceber que o consumidor moderno e conectado demanda cada vez mais atenção e agilidade, certo? Assim, as empresas precisam investir em tecnologias que possam gerenciar a jornada do cliente de ponta a ponta. Muitos sistemas disponíveis no mercado ainda se baseiam no envio de e-mail estáticos. A solução Oracle Responsys utiliza dados comportamentais em tempo real para informar a experiência do cliente, permitindo ao cliente ditar o caminho certo para eles com base em suas ações. A plataforma é muito flexível ao lidar com dados de diferentes origens. É possível criar testes, programas automatizados, conteúdo dinâmico, segmentos para ações de remarketing, além de disponibilizar relatórios em tempo real.

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