Os benefícios da automação de marketing

Qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você pensa em automação de marketing? E-mail marketing? Se esta for sua resposta, você não está sozinho, já que muitas pessoas associam automação com esta forma de comunicação. E com uma ferramenta adequada, é mesmo possível fazer a gestão inteligente de dados e envios, potencializando a criação de campanhas personalizadas, mais direcionadas e assertivas. Mas os benefícios da automação de marketing vão muito além e podem ajudar a turbinar os resultados obtidos de maneira simples e eficiente. Vejamos alguns destes benefícios:

Conheça melhor seus leads

Um dos maiores benefícios da automação de marketing é a melhor compreensão dos seus leads: quais e-mails abriram, em quais links clicaram, quais páginas do seu site visitaram, quais formulários preencheram.

Assim você pode saber que assuntos geram mais interesse e criar mais conteúdo específico, segmentar suas listas e tornar sua comunicação mais relevante.

Melhore o processo de nutrição de leads

A automação de marketing ajuda a nutrir leads através de workflows pré-definidos. Suas campanhas são disparadas nos momentos certos e com base nas ações e interesses de seus leads. Você também pode abordar leads antigos e sem atividade com campanhas de reengajamento para estimular um novo interesse em seus produtos ou serviços.

Melhore o alinhamento com a área de vendas

Este também pode ser considerado um dos maiores benefícios da automação de marketing, principalmente para negócios em que o ciclo de vendas é mais longo. A qualificação de leads com informações obtidas nas campanhas de marketing pode contribuir para alavancar as vendas de forma mais efetiva e economizar tempo da equipe de vendas ao reduzir ligações para leads que não estejam prontos para comprar.

Agilize seu ciclo de vendas

A nutrição de leads através da automação de marketing leva ao aumento das vendas e à redução da duração do seu ciclo. A automação economiza tempo (e dinheiro) ao otimizar a qualificação de leads. Empresas que utilizam a automação de marketing experimentam um aumento de até 4 vezes na geração de leads qualificados*.

Ganhe escala

A automação também permite escalar suas campanhas de marketing que apresentarem melhores resultados. A facilidade para gerar relatórios, obter informações e criar insights promove o aprendizado contínuo e leva à criação de campanhas que aumentem a geração de leads e o retorno sobre o investimento com mais rapidez.

Ferramentas para capturar os benefícios da automação de marketing

Para aproveitar os benefícios apresentados acima, é preciso contar com uma ferramenta de automação de marketing. Existem diversas opções no mercado, mas engana-se quem pensa que são todas iguais. Vale a pena investir um tempo pesquisando a alternativa mais interessante para seu negócio.

Para ajudar nesta pesquisa, pode-se consultar o relatório anual da empresa Gartner, uma das mais renomadas na área de tecnologia. O relatório de 2017 posiciona a ferramenta da Oracle como uma das líderes em campanhas multi canais.

Oracle Marketing Cloud é uma plataforma completa de automação de marketing que permite criação de campanhas, disparo de e-mails, análise de dados e mensuração de resultados. A interface do software é bastante intuitiva e o sistema de disparo é rápido e simplificado.

A automação de marketing executada com a ferramenta adequada é uma arma poderosa e está revolucionando as estratégias de médias e grandes empresas. Se você quiser saber mais sobre os benefícios da automação de marketing e Oracle Marketing Cloud, entre em contato com nossos especialistas.

* Fonte: Marketing Automation Buyer Report – 2014

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