CRM analítico: impulsione os resultados da sua empresa

O CRM analítico é o que traz sentido à coleta de dados do CRM, fazendo com que todos os movimentos de uma organização sejam completamente calculados.

Com esse tipo de CRM é possível trazer inteligência aos processos e decisões de uma empresa, aumentando exponencialmente o potencial de crescimento do negócio e trazendo um norte para qualquer planejamento e qualquer previsão de mercado.

O que é CRM analítico

O CRM analítico organiza todos os dados coletados pelos CRM’s simplificando o entendimento dos pontos fortes e fracos dentro e fora de uma empresa e analisando todos os dados coletados de seus colaboradores e clientes.

Dessa forma, facilita o diagnóstico de problemas a serem solucionados e potencializa os pontos fortes para aumentar a eficiência de um negócio.

Afinal, com os dados cada vez mais abundantes, a inteligência nas organizações é cada vez mais necessária. E uma plataforma para ajudar a organizar e analisar esses dados de forma adequada é quase um requisito mínimo.

Como funciona o CRM analítico

O CRM analítico organiza todos os dados coletados em diferentes canais em um só lugar, separando todos eles em grupos que façam sentido para uma análise correta desses dados.

Ao filtrar dados-chave da audiência para ganhar conhecimento sobre hábitos e características do consumidor, ele torna cada vez mais próxima a relação entre a marca e o cliente.

Além disso, o CRM analítico também consegue identificar e separar clientes com mais ou menos probabilidade de comprar novamente ao traçar diferentes perfis de clientes e fazer estratégias para entender o porquê de aquele cliente não estar tão interessado em comprar novamente.

Possibilitando oferecer uma experiência cada vez mais personalizada, aproximando mais ainda os clientes que já estava mais próximos da empresa e os que não estavam tão próximos assim.

Para quem é o CRM analítico

Empresas que lidam com certa quantidade de dados precisam de soluções que facilitem a organização e filtragem desses dados.

Quanto maior a quantidade de dados, maior a necessidade de um CRM analítico. Para que o colaborador consiga entender melhor os processos que ele exerce e entender também os resultados desses processos.

Somente com uma análise de qualidade é possível medir o impacto que uma campanha teve em seu lançamento, ou até mesmo se aquela campanha não teria um impacto maior com uma persona diferente.

Ela melhora processos em toda a cadeia da empresa, desde os funcionários até uma relação mais produtiva com os clientes

Benefícios e aplicações do CRM analítico

Otimização de campanhas

Parte muito importante de conhecer seu público é conhecer os canais que eles acessam e quando eles acessam.

Analisar esses acessos pode ser algo muito complexo, porém, o CRM analítico consegue traçar um perfil cada vez mais específico à medida que você cadastra novas informações em seus CRM’s.

Como já vimos, o principal objetivo de um CRM analítico é transformar sua empresa num negócio inteligente e te mostrar como se posicionar no mercado em relação a sua audiência gera um grande impacto nas suas taxas de conversões.

Quanto mais dados, mais específico e mais assertivo.

Otimização de processos de vendas e resultados

Seu CRM analítico te mostrou como se posicionar, você criou uma campanha e lançou no mercado. Agora é hora de recolher todos os dados da sua Jornada de Compra para fazer um bom Marketing de Relacionamento.

Entender o comportamento do seu público é extremamente importante para o aumento das suas vendas e do seu engajamento, quanto mais específica for sua persona, mais bem posicionado ficará e mais bem-sucedido será.

Cada vez maiores resultados com o menor esforço possível, é a meta de qualquer setor de qualquer empresa, e o CRM analítico é uma peça chave para atingir esse objetivo.

Facilidade para lidar com excesso de dados

Os dados são o futuro do mercado, como os vemos e nos relacionamos com eles afeta diretamente a indústria e a forma com que ela se desenvolve.

E sem a tecnologia se torna cada vez mais impossível lidar com essa quantidade massiva de dados que se forma diariamente. 

O CRM analítico é parte desse futuro, onde se torna cada vez mais fundamental compreender nossa persona e construir relações cada vez mais próximas.

Resultados do CRM analítico

Saber onde focar os recursos de sua empresa de forma inteligente pode fazer grande diferença nos resultados e na lucratividade de todo o negócio.

E a verdade é que não existe motivo para fazer de qualquer outra forma. Analisar o mercado e o público é um requisito básico para prosperar no mercado hoje e cada vez mais ferramentas aparecem com o objetivo de fazer essa análise cada vez mais assertiva.

O CRM analítico aumenta a lucratividade, utilizando menos recursos, e mira esses recursos no alvo certo.

Uma vez que se testa uma ferramenta que reúne todos os dados e sintetiza numa plataforma onde pode ser facilmente organizado, categorizado e filtrado para uma análise assertiva, fica impossível de se imaginar trabalhando sem ela novamente.

Conclusão

Neste artigo, entendemos a importância do CRM analítico e quais vantagens você teria na sua empresa ao adotá-lo. 

Quer entender melhor sobre as outras variações de CRM? Acompanhe nossos canais e, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

Bianca Mendonça
bianca.mendonca@harpiacloud.com.br
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.