CRM colaborativo: como potencializar sua organização

Os sistemas CRM já mudaram completamente a vida dos profissionais dentro e fora de organizações, mudando a forma como vendemos, nos comunicamos e trabalhamos.

Mas o CRM colaborativo chega com uma experiência completamente focada na integração de equipes de todos os setores de uma organização, aumentando a produtividade e qualidade de vida na empresa.

Quer saber como a adoção  desse sistema impacta diretamente o potencial de crescimento das organizações e, consequentemente, fornece uma melhor experiência do cliente? Confira o texto a seguir!

O que é um CRM colaborativo?

O CRM colaborativo visa a integração completa de uma organização. Onde todos os dados de clientes, parceiros e processos são armazenados na nuvem de forma que todos os setores tenham acesso a atualizações em tempo real de tudo que é realizado por todos os outros setores.

  • Vendas
  • Atendimentos
  • Cancelamentos
  • Cadastros
  • Reclamações
  • Elogios
  • Sugestões

Todos esses dados são armazenados num sistema que faz a integração de todas as informações, formando um banco de dados completamente personalizado e seguro. Já que todos os dados ficam armazenados na nuvem.

Como funciona o CRM colaborativo

A principal solução de um CRM colaborativo é a facilidade de acesso aos dados de uma organização.

Então ao invés de um relatório no final do dia, como todo colaborador costumava fazer, todas as informações de atendimento e processos ficam num sistema único.

Ele cataloga e organiza essas informações automaticamente para poderem ser usadas a qualquer momento, inclusive, para análises de desempenho da empresa, diagnosticando problemas que não seriam identificados sem uma plataforma que reunisse todos esses dados.

Com todos esses dados, fica muito mais fácil fazer uma gestão empresarial e uma gestão de pessoas extremamente eficiente.

Além de facilitar muito a busca de alguma informação necessária para algum processo, ao invés de o setor de marketing ter que solicitar inúmeros relatórios ao setor comercial para construir uma campanha, por exemplo, eles já têm todos esses dados disponíveis para análise em tempo real até mesmo com filtros de períodos, produtos, setores. Tudo ali à disposição, a qualquer momento.

Isso economiza o tempo de espera por um relatório, diminui a margem de erro que ele pode ter, e economiza o tempo que aquele setor teria para produzir esse relatório, tornando-os mais eficientes e preservando seus resultados.

Benefícios do CRM colaborativo incluem

  • Maior eficiência
  • Atendimento ao cliente personalizado
  • Facilidade de análise de dados
  • Gráficos de desempenho
  • Diagnóstico de problemas
  • Análise de dados
  • Armazenamento seguro de dados
  • Economia de tempo da equipe

Relacionamento com o cliente

Imagine que você receba uma ligação de um cliente que já comprou de você antes, você nem mesmo se lembra daquele cliente, afinal, é impossível lembrar de todos os clientes que já teve.

No CRM colaborativo, assim que o cliente liga, apenas pelo telefone ou pelo nome e e-mail cadastrado (em caso de atendimento por chat) você já sabe exatamente quem é aquela pessoa.

Colocando esses dados no CRM colaborativo ele já vai filtrar atendimentos passados, quem atendeu essa pessoa antes, o que foi comprado, o feedback dado pelo cliente e todos os relatórios feitos pelos profissionais que o atenderam antes.

Mas, porque isso seria tão relevante?

Isso dá à empresa uma oportunidade de um atendimento completamente personalizado, demonstrando profissionalismo, atenção e um suporte completamente diferenciado dos concorrentes, os clientes se sentem únicos e criam um vínculo com a marca.

Qualidade de vida da equipe e da empresa

Um sistema CRM que integra todas as equipes é fundamental para que o trabalho flua sempre de forma suave e produtiva.

Não é mais necessário que um gerente solicite um relatório de tudo que foi feito no dia de um colaborador, e que ele reserve um tempo do dia dele apenas para preparar esse relatório.

O CRM já reúne todas essas informações numa só ferramenta. Todos os setores estão conectados em um só sistema. O que quer dizer que todos estão trabalhando juntos mesmo que os setores fiquem em países diferentes.

Tudo se conecta, todos os dados se atualizam em tempo real, dispensando solicitações e tempo ocioso desnecessário.

Facilidade de implementação do CRM colaborativo

Uma das maiores vantagens de um sistema CRM colaborativo é sua velocidade de implementação.

Já que possui uma curva de aprendizado muito baixa, ela é acessível para qualquer colaborador, de qualquer setor.

Em poucos dias, o CRM colaborativo se torna parte da cultura da empresa, como se sempre tivesse feito parte dela, as conveniências que eles trazem para o dia a dia de um colaborador são tão eficazes que chega a ser impossível imaginar aquela empresa sem um sistema CRM novamente.

A simplicidade de ter todos os dados do seu trabalho seguras na nuvem, e disponíveis de qualquer dispositivo cai como uma luva no cotidiano de qualquer colaborador.

Futuro com CRM colaborativo

Cada dia mais, sistemas CRM se incorporam no mercado. De empresas gigantescas até profissionais autônomos, a quantidade de dados e processos que são necessários para fazer um bom trabalho, e a responsabilidade de não perder tais dados cresce cada vez mais.

Fica cada dia mais difícil desempenhar todas as funções necessárias para um bom trabalho numa organização e ainda precisar organizar todos os passos desse processo em relatórios.

Um bom sistema CRM é a peça chave para que todo o peso desse processo de relatar absolutamente tudo o que foi feito diariamente caia dos ombros do profissional e ele consiga focar apenas no que precisa ser feito.

Uma só ferramenta que entrega tudo isso, de forma tão simples e segura é indispensável, saber trabalhar numa plataforma de CRM é cada vez mais requisitado no mercado.

Todos os e-mails, ligações, feedbacks, agendamentos. Tudo que já foi feito e tudo o que ainda precisa ser feito, organizado num só lugar.

conclusão

Neste artigo, entendemos a importância do CRM Colaborativo e quais vantagens você teria na sua empresa ao adotá-lo. 

E você? Qual impacto você acha que esse sistema teria no seu trabalho? Diga nos comentários.

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Bianca Mendonça
bianca.mendonca@harpiacloud.com.br
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