CRM operacional: a ferramenta essencial para sua equipe

O CRM operacional é a primeira etapa para a construção de uma estratégia sólida em uma organização, responsável por coletar, organizar e integrar dados importantes para todos os setores da empresa.

É uma ferramenta essencial para administrar suas vendas e analisar seus resultados para criar um impacto cada vez maior em seus clientes, atingindo resultados maiores com cada vez mais eficiência.

Vamos ver nesse artigo porque você deve adotar um bom CRM operacional em sua estratégia e como ele pode potencializar seus resultados.

O que é o CRM Operacional

O sistema CRM operacional é a ligação direta entre a equipe de vendas e o cliente, é por ele que todos os processos são otimizados desde o primeiro contato até o pós-venda.

É o primeiro CRM de qualquer processo, é pelo CRM operacional que todos os dados são coletados e organizados para serem utilizados por todos os setores da empresa. Melhorando o desempenho das vendas e aumentando sua eficiência.

O CRM operacional otimiza completamente o trabalho dos profissionais, mantendo todos os dados organizados, categorizados e seguros na nuvem — que podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento.

Como o CRM Operacional funciona

Uma das ferramentas necessárias para uma venda bem feita é um CRM operacional. Na verdade, ele possibilita muito mais do que isso. Ao utilizá-lo, é possível construir uma relação com seu cliente e conseguir entender cada vez melhor suas dores.

Para esse relacionamento ser bem sucedido, é necessário manter esse sistema sempre atualizado. Dessa forma, sua base de dados se torna mais rica ao longo do tempo, podendo encontrar cada vez mais padrões de comportamento dos clientes e tornando os contatos feitos pela sua equipe cada vez mais assertivos.

As vantagens de um CRM Operacional

Coleta de dados

Criação de personas, funil de vendas, campanhas de marketing, criação de novos produtos, ofertas assertivas… Essas e muitas outras ferramentas usadas no desenvolvimento de vários setores de uma empresa têm algo em comum. Elas dependem de dados.

Os dados se tornam cada vez mais valiosos em todos os processos que envolvem uma relação entre uma empresa e seu público-alvo. Afinal, a proximidade dela com seus clientes depende desses dados.

O CRM operacional agrupa todos os dados coletados de todos os clientes em um só lugar, onde podem ser analisados para a criação de campanhas e ofertas cada vez mais assertivas.

É a coleta de dados do CRM operacional que torna possível que uma análise de dados seja feita mais tarde e quanto mais informações forem coletadas, melhor será a análise e a estratégia de vendas.

Follow-up sem falhas

Durante todo o processo de vendas, vários contatos, reuniões e follow-ups são necessários e quanto maior a carteira de cliente fica, mais difícil se torna organizar e acompanhar todos esses agendamentos.

O CRM operacional é a ferramenta perfeita para organizar todos esses follow-ups e configurar lembretes para que todos eles sejam cumpridos sem nenhuma falha ou atraso.

Assim que acabar um atendimento, já é possível agendar quando será o próximo contato com o cliente, do que se trata, o que será ofertado e colocar um lembrete para se livrar de qualquer preocupação.

Isso facilita uma grande parte do trabalho. Agora, o profissional pode deixar essa tarefa de lado e focar na sua próxima tarefa, aumentando sua produtividade.

Utilização remota

O armazenamento das informações do CRM operacional é feito na nuvem, evitando travamento e tornando possível acessar essas informações de qualquer lugar com qualquer dispositivo.

O vendedor não precisa mais depender do computador no escritório para atender um cliente. É possível fazer esse atendimento em qualquer lugar, inclusive quando não está no escritório.

Além disso, o compartilhamento dessas informações entre as equipes é instantâneo. Ou seja, todos têm as informações que precisam o tempo todo, evitando falhas no atendimento e agilizando o processo de análise de dados para poderem ser usados nos outros setores.

Monitoramento da equipe

Ainda é comum nas empresas que as análises sejam feitas sem nenhum tipo de software que auxilie nesse processo, com um método completamente analógico e com uma alta margem de erro.

O CRM operacional coleta dados da equipe e diminui essa margem de erro consideravelmente. Permitindo fazer um monitoramento preciso de demanda, resultados, horários em que a equipe é mais produtiva e muitas outras informações úteis para melhorar o desempenho da equipe progressivamente.

Esse monitoramento também ajuda a diagnosticar e consertar erros e deficiências na equipe que não eram possíveis de serem percebidos sem os dados precisos que o CRM operacional oferece. Além de mais eficiente e preciso, demanda muito menos energia e tempo da equipe.

O impacto do CRM Operacional

Com os seus clientes:

O relacionamento com o cliente é o que mais impacta ao utilizar o CRM operacional. Afinal, todo o atendimento é completamente personalizado.

Ou seja, ao invés de precisar coletar uma série de dados do cliente apenas para abrir um atendimento, é possível puxar através da base de dados todo o histórico de relacionamento daquele cliente apenas pelo número de telefone dele.

O CRM operacional tem uma série de filtros que facilitam esse processo. Apenas pelo telefone é possível checar o produto comprado pelo cliente, a data em que foi adquirido, qual foi o vendedor encarregado daquela negociação e qual foi o processo até o pós-venda.

Isso facilita todo o processo de atendimento, mostrando ao cliente que vocês levam seu tempo a sério e que possuem agilidade nos seus processos. Além de conseguir fidelizar o cliente e ser um grande diferencial para a sua empresa.

Com a sua equipe:

O CRM operacional impacta profundamente a qualidade de vida dos profissionais. Com ele, é possível focar toda a energia em resultados e metas, deixando as tarefas manuais para a ferramenta.

Além disso, a implantação do CRM operacional é extremamente natural, se encaixando facilmente na rotina de qualquer profissional. Totalmente fácil de operar, agrupa todas as ferramentas que um vendedor precisa em um só lugar.

Isso traz praticidade ao dia a dia do colaborador e evita a sobrecarga e o burnout que ainda é comum nos profissionais do setor comercial.

Conclusão

Com o CRM operacional é possível otimizar o tempo da equipe, aumentar a satisfação do cliente, manter os dados de todos armazenados de forma segura.

A fácil implementação desse sistema faz com que qualquer funcionário seja capaz de utilizá-la sem maiores dificuldades em pouquíssimo tempo, não existe nenhum outro motivo para se trabalhar de outra forma. A melhor ferramenta para uma gestão de vendas impecável é um CRM operacional.

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