Martech: o que é e como utilizar em uma estratégia de CX?

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e, nos negócios, startups surgem nos mais variados setores, trazendo conceitos tecnológicos e de inovação para transformar o mercado. É o caso da Martech, que ajuda – entre outros pontos – em sua estratégia de CX: Customer Experience!

Assim como as Fintechs unem a tecnologia aos serviços financeiros, Martech é o termo utilizado para denominar as empresas que unem o “tech” ao marketing em seu escopo de trabalho e apresentam soluções digitais e disruptivas.

Em um cenário em que a maioria dos negócios estão conectados ao ambiente online, as empresas e serviços desse novo setor se tornam essenciais e podem trazer benefícios que, sem dúvidas, valem o investimento.

Mas o que elas realmente entregam e porque considerar na sua empresa o apoio de uma martech? Vamos falar melhor sobre isso ao longo deste texto. Continue a leitura com a gente!

O que é Martech?

Como citamos acima, o nome Martech é uma junção dos termos “marketing” e “technology” e é utilizado para denominar empresas, softwares ou ferramentas que visem trazer soluções e/ou melhorias em uma estratégia ou campanha de marketing por meio da tecnologia e do ambiente digital.

Do mesmo jeito que startups de diversas setores têm o objetivo de levar a inovação para suas áreas, como ocorre na educação – com as EduTechs – ou mesmo na agropecuária – AgTechs -, as soluções de Martech têm a missão de facilitar e dar mais precisão ao trabalho dos profissionais de marketing.

Com a expansão do cenário digital e com consumidores cada vez mais exigentes, as empresas precisam de ferramentas tecnológicas que ajudem a enfrentar os desafios de um mercado concorrido e muito dinâmico.

E, nesse cenário, as martechs são essenciais desde o planejamento, passando pela execução das estratégias e ações, até o monitoramento de métricas e resultados. 

Mas não é só isso. As plataformas e ferramentas de marketing também ajudam a trazer a tecnologia para aprimorar processos internos, dar inteligência para a coleta e análise de dados e auxiliar na fidelização de clientes, por exemplo.

Por isso, por mais que o termo Martech ainda não seja tão reconhecido, essas soluções e startups já são uma realidade no mercado e são utilizadas por grandes , médios e até pequenos negócios.

Não é exagero dizer, por exemplo, que atualmente é praticamente impossível realizar ações de marketing digital sem o uso ou apoio de uma martech. Isso porque seria bastante difícil mensurar desempenhos de campanhas ou criar processos de automação sem elas.

Para se ter uma ideia dessa importância, a pesquisa anual de orçamento de CMO 2019-2020 da Gartner aponta que os gastos com Martechs representam 26% do orçamento das empresas, superando investimentos em agências e profissionais e igualando os gastos em mídia.

No Brasil as startups do setor também vivem um momento de grande crescimento. De acordo com pesquisa da empresa Distrito, foram mais de US$ 199,8 milhões em investimentos nas Martechs nacionais em 2020, além de 22 transações de fusões e aquisições, o que representa 83% a mais que o total realizado em 2019.

Portanto, tanto no cenário nacional quanto internacional a tendência é que essa expansão do setor se mantenha nos próximos anos. 

Ao buscar por soluções e empresas que tragam a tecnologia para o marketing, porém, é comum ocorrer uma certa confusão com um outro tipo de startup que também pode trazer benefícios e aumento nas vendas: as chamadas AdTechs. 

MarTech X AdTech

Apesar da possível confusão devido a algumas semelhanças como a otimização e acompanhamento de campanhas de mídia, as Adtechs e as Martechs possuem diferentes modelos de negócios.

Enquanto Adtech vem da soma de “advertising” e “technology” e tem foco na publicidade, Martech possui ação mais global nas ações e prática de marketing.

O primeiro tipo de startup, que une a tecnologia aos anúncios, oferece soluções para otimizar o desempenho das campanhas de publicidade online. Já o segundo tem uma atuação mais ampla, sem limitar no objetivo de divulgação, por exemplo.

Apesar disso, como o marketing é uma área bastante ampla, os serviços oferecidos por martechs também são variados e as empresas podem ter atuação mais focada em determinadas tarefas ou segmentos, como na aquisição de leads, experiência do cliente, inteligência e análises de dados.

Portanto, as Adtechs e Martechs não são necessariamente concorrentes e podem atuar de forma complementar em uma estratégia de negócios.

Para entender melhor as características das soluções que unem tecnologia e marketing, vamos ver a seguir o que elas fazem!

O que faz e diferencia uma Martech?

Como citamos a pouco, as soluções e ferramentas martech podem ter foco em áreas específicas, como em CX, mas sempre com a característica principal de utilizar a tecnologia e elementos como inteligência artificial, automação e big data nas ações de marketing.

Para entender melhor o que fazem essas empresas, vamos analisar os pontos mais comuns em que elas influenciam a operação e ajudam a trazer mais resultados.

Automações

As automações são a melhor maneira de ganhar escala e aumentar a produtividade na operação de marketing e vendas. 

Atualmente existem diversas possibilidades para automatizar tarefas e garantir mais agilidade e precisão no trabalho como, por exemplo, no envio de e-mails e notificações segmentadas aos clientes, na programação de publicações em redes sociais ou mesmo no funil de vendas.

Automatizando tarefas e processos manuais, os profissionais da equipe de marketing podem se dedicar mais a atividades criativas e estratégicas, que garantem o verdadeiro diferencial do negócio.

Gestão de Processos

A gestão nunca foi tão importante para organizar e otimizar a produtividade nas empresas e nos processos de marketing essa realidade não é diferente. Algumas soluções de martech têm justamente o objetivo de facilitar o dia a dia das equipes e principalmente da gestão.

Nesse cenário há diversas possibilidades de ferramentas e funções, que vão desde organizar o fluxo dos processos de trabalho até possibilitar o acompanhamento de dados e indicadores de sucesso em tempo real.

Funil de vendas

Com as técnicas de marketing digital, como inbound marketing, ter um funil de vendas bem estruturado se tornou ainda mais fundamental para gerar mais conversões e, consequentemente, vendas.

Porém, em uma empresa com diversos produtos ou serviços e centenas de visitantes, acompanhar esse funil de perto sem ajuda de uma ferramenta de martech será uma tarefa difícil.

É possível automatizar esse processo, podendo acompanhar a jornada do seu usuário desde o acesso até a conversão com maior precisão, controle e agilidade.

Acompanhamento de resultados

Para ter uma estratégia de marketing e vendas de sucesso é preciso acompanhar os indicadores de sucesso para saber o que otimizar e, assim, melhorar os resultados.

Muitas ferramentas de martech focam justamente em oferecer recursos que facilitam a visualização e acompanhamento de dados estratégicos e relevantes para a sua operação.

Gerenciamento de dados

Outro problema bastante comum nas operações atuais está na dificuldade de lidar e dar sentido a grandes volumes de informação. E aí, as soluções de martech também podem ajudar muito.

Com diversas opções, as ferramentas ajudam a organizar, segmentar e detalhar informações sobre os clientes ou processos com muito mais facilidade e eficiência.

CX - Customer Experience

Oferecer uma ótima experiência e relacionamento com o consumidor é essencial para qualquer negócio atualmente. Com uma estratégia de CX de sucesso, os clientes não apenas se mantém mais tempo comprando como também se tornam divulgadores da sua marca.

Mas para alcançar esse estágio é preciso que o seu público saiba que você se importa com ele.

Soluções como CRMs ou plataformas como o Oracle Marketing Cloud ajudam – e muito – nessa missão, já que trazem diversos benefícios para a operação. É possível, por exemplo, ter um controle mais detalhado dos dados de cada cliente ou lead, oferecendo diversas opções de estratégias com a segmentação e análises em grandes escalas. 

Vamos detalhar um pouco mais sobre como as Martechs podem ajudar a transformar uma estratégia de CX. Acompanhe!

Como as ferramentas da Martech podem apoiar uma estratégia de CX bem-sucedida?

A experiência do consumidor começa já na primeira interação de um usuário com a sua marca, seja ao visitar o seu site ou conhecer o seu produto nas redes sociais, por exemplo.

E para ter uma estratégia de CX bem-sucedida é preciso acompanhar toda essa jornada, oferecendo soluções e otimizando a experiências em todas as etapas – da captação de dados à fidelização do cliente. 

Afinal, não adianta apenas ter mensagens e ofertas atrativas para captar o contato do usuário e depois não garantir um atendimento personalizado e eficiente, não é mesmo? 

Como vimos, as martechs oferecem diversas soluções e, entre elas, opções que permitem construir uma melhor experiência para o cliente. 

Tais ferramentas ajudam a transformar a sua operação, deixando-a mais inteligente, econômica e eficiente, além de tornar o seu negócio mais facilmente adaptável a um ambiente de rápidas mudanças no comportamento dos consumidores.

Quais ferramentas escolher para uma estratégia de CX eficaz?

Atualmente são diversas as opções de ferramentas martech que podem ser aplicadas a uma estratégia de CX. 

Para saber quais escolher e começar a implementar na sua operação, vamos listar algumas funções fundamentais para a área de Customer Experience. Confira:

Personalização escalável

Ao personalizar as mensagens e experiências, você está mostrando aos consumidores que a sua empresa entende o que ele precisa ou deseja. E mais, que se importa com ele.

Agora, imagine mandar centenas de mensagens personalizadas sem o auxílio de uma ferramenta de automação, por exemplo? A prática se tornaria insustentável ou extremamente cara.

Para ganhar em produtividade e escalabilidade, as ferramentas de martech oferecem soluções baseadas em inteligência de dados, que permitem uma visão completa dos consumidores, conhecendo a fundo seus interesses e comportamentos em cada etapa da jornada.

Assim, é possível nutrir cada consumidor com mensagens e ações personalizadas com o objetivo de fazê-lo seguir nas etapas do seu funil, mas também para garantir uma experiência mais atrativa e facilitada.

Na solução Oracle Marketing Cloud, por exemplo, além de automatizar o envio de mensagens e de facilitar a passagem de dados personalizados para os diversos departamentos que vão lidar com o cliente, tudo isso pode ser mensurado e acompanhado em tempo real

Inteligência Artificial (IA)

Para criar experiências cada vez mais personalizadas nos interesses e comportamentos dos usuários sem precisar deslocar equipes enormes ou perder horas com análises, a solução é contar com a tecnologia, mais precisamente com a Inteligência Artificial!

A IA que vai permitir usar a personalização em grande escala com os seus usuários. Com machine learning, por exemplo, as soluções de martech nessa área permitem “aprender” quais são as preferências de cada cliente para depois aplicar  esse conhecimento em ações, mensagens e experiências personalizadas.

Com uma ferramenta martech que oferece inteligência artificial na CX, o negócio economiza tempo e dinheiro ganhando em escala e agilidade na personalização. Além disso, aumentam as chances dos seus clientes ficarem satisfeitos com o relacionamento.

Análise Preditiva

Uma outra vantagem que a inteligência artificial traz para as ferramentas de martech no CX é a análise preditiva. Isso porque ao analisar as ações que um cliente realizou anteriormente, permite extrair insights e ter uma ideia de qual será a próxima etapa mais indicada. 

É assim que funcionam os sistemas de recomendação usados por plataformas de streaming, como o da Netflix, por exemplo. Ao assistir determinados conteúdos, a AI vai indicar outras opções de acordo com a sua preferência.

No marketing e no relacionamento com o cliente, no entanto, são diversas as possibilidades que a análise preditiva fornece para direcionar esforços e criar ações mais efetivas e assertivas.

Business Intelligence (BI)

A inteligência de negócios (BI) é fundamental para a operação de toda empresa atualmente e no marketing e no CX não é diferente. 

Com uma solução de martech é possível extrair dados e insights que podem ser úteis tanto para uma estratégia externa, ao se relacionar com os clientes, ou mesmo interna, ao facilitar a análise de resultados e pontos de melhoria.

Novamente usando o exemplo da ferramenta da Oracle, o Oracle Marketing Cloud, que oferece as vantagens do BI para permitir  rastrear e otimizar performances e comportamento de visitantes.

Com uma visão simples e em tempo real dos dados, a ferramenta permite realizar testes, identificar canais e interações e criar ações e campanhas personalizadas e segmentação para o seu consumidor.

Contando com ferramentas de martechs que contemplem essas funções e benefícios, sem dúvidas, a sua estratégia de experiência do consumidor tem muito a ganhar. Mas se você ainda não está completamente convencido, vamos ver mais vantagens a seguir!

Por que contar com as martechs na sua empresa? Veja vantagens

Como vimos, ter o apoio de uma ou mais martechs na sua operação ajuda em muitas ações e estratégias de inteligência de negócios às ações de marketing, passando por uma transformação na área de CX. Mas não é só isso! 

Na prática, os benefícios valem para praticamente toda a sua operação. Veja alguns pontos:

Melhor gestão de dados

A proteção dos dados pessoais é hoje um ponto fundamental para todas as empresas. Além de facilitar a adequação aos termos da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, essas soluções martech ainda oferecem mais proteção e segurança no uso e armazenamento das informações.

Produtividade da equipe

Com ferramentas que automatizam tarefas em escala, fornecem visualização de dados facilitada e a personalização de ações, as equipes de marketing e vendas ganham muito mais produtividade e podem focar seus esforços em atividades mais estratégicas ou no atendimento ao cliente.

Campanhas mais eficientes

Usando cada vez mais a personalização inteligente e focada, suas campanhas de marketing se tornam mais efetivas e assertivas. Além disso, é possível realizar testes e acompanhar resultados em tempo real.

Usuários mais engajados

Outra grande vantagem que as martech oferecem na personalização da experiência do cliente é que os usuários se tornam mais engajados e incentivados a continuar o relacionamento com a marca.

Custo x benefício

Com uma estratégia mais efetiva e inteligente, os custos de operação e gastos em campanhas tendem a gerar um melhor ROI – retorno sobre o investimento. 

Além disso, as possibilidades de benefício que as martechs geram atingem toda a empresa e garantem um ótimo custo x benefício em sua utilização.

Basta encontrar a melhor solução para as necessidades e características do seu negócio que você verá que investir em ferramentas e plataformas de martech não apenas é essencial para os seus resultados, mas também para manter a competitividade e o planejamento para o futuro!

CONCLUSÃO

Gostou da leitura? Então conte para gente quais soluções e martechs você já utiliza na sua estratégia de CX ou quais ainda pretende usar.

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