Como motivar sua equipe a usar o CRM

Como motivar sua equipe de vendas para usar o CRM

Você provavelmente já conhece a importância e os benefícios de se usar uma solução de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Mas, só faz sentido investir em um sistema assim se houver plena adesão da equipe. E, infelizmente, isto nem sempre acontece.

Para começar, é fundamental acertar na escolha do CRM. Este precisa ser intuitivo, fácil de usar, permitir acesso móvel e contemplar todas as informações que sua equipe precisa. Mas só isto não garante sua perfeita adoção.

Embora o CRM permita visualizar o ciclo de vida do cliente, seu histórico de interações, preferências entre outras informações relevantes, alguns profissionais de venda ainda relutam em usá-lo no dia a dia por achar que sua alimentação demanda tempo e, portanto, prejudica sua produtividade.

Mas saiba que é possível reverter este cenário. Com as estratégias certas, os gestores podem motivar seu time a adotar a tecnologia integralmente.

Um projeto de implantação de um sistema de CRM deve envolver a equipe comercial

Um equívoco comum que as empresas cometem ao implantar novos sistemas é a falta de envolvimento do usuário final. Recomendamos justamente o contrário, pois buscar o apoio prévio da equipe facilita a adoção do sistema.

Envolver os usuários desde o início permite que eles forneçam feedbacks que podem aumentar o potencial de utilização do sistema já que pontos de eventual resistência ou desalinhamento com o processo de vendas podem ser identificados antecipadamente, podendo ser melhor trabalhados/corrigidos.

Vale cuidar do marketing interno também, ou seja, divulgar amplamente os benefícios que o novo sistema de CRM irá trazer, como mais facilidade de acesso a informações do cliente e como estas podem melhorar a tomada de decisão do profissional de vendas. Para reforçar esta argumentação, é válido buscar referências externas de casos de sucesso. Fornecedores de softwares e consultorias especializadas em implantação podem ajudar com exemplos reais.

Mas e se sua empresa já investiu na ferramenta, ofereceu treinamentos, mostrou a importância da mesma para a sua equipe, mas, mesmo assim, esta não usa o CRM? Não desista! Pode haver alguém dentro de sua empresa que possa ajudar.

Você consegue identificar alguém dentro do seu time de vendas com maior influência sobre os demais? Essa pessoa, bem treinada, pode ser importante para convencer no dia a dia aqueles que continuam apresentando resistência quanto ao uso da ferramenta.

Além disso, é importante valorizar publicamente os profissionais que estão fazendo uso do software. Esta atitude tende a incentivar os demais a seguirem o mesmo caminho.

Implantar um sistema de CRM e convencer sua equipe a usá-lo podem não ser tarefas simples, mas trazem benefícios importantes para sua empresa. Neste processo, contar com uma consultoria especializada pode fazer toda diferença. A BExpert conta com um time de especialistas com conhecimentos de tecnologia e negócios e capacidade para entregar todo o ciclo de implementação – desde a visão até o suporte à solução. Entre em contato conosco.

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Felipe Forti
felipe.forti@bexpert.com.br
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