Programa de fidelidade para aumentar conversões em e-commerce

Dicas para criar um programa de fidelidade que vai impulsionar seu e-commerce

Empresas de e-commerce obtêm grandes benefícios de seus clientes fiéis, porém muitas empresas que vendem seus produtos online não conseguem criar programas de fidelidade. Se este for o seu caso, fique atento ao que vem a seguir.

Um programa de fidelidade é uma maneira poderosa de aumentar as conversões em um e-commerce, gerando mais receita e menos carrinhos abandonados. No entanto, é preciso pensar estrategicamente em suas características. Aqui estão alguns recursos que trazem bons resultados:

Simplicidade

Os programas de fidelidade de e-commerce não devem ser complicados. Sempre que se começa a criar muitas regras sobre pontos, recompensas, níveis etc, as coisas podem sair rapidamente do controle. E a maioria das pessoas perde o interesse.

É preciso reduzir a complexidade o máximo possível para criar uma experiência agradável para o cliente. A decisão de aderir ao programa deve ser rápida, portanto, deve-se facilitar a compreensão do programa.

Facilidade para entrar e participar

Se a decisão de fazer parte do programa deve ser fácil, o mesmo vale para sua adesão. Não se deve criar barreiras para um cliente entrar no programa. Bons programas de fidelidade facilitam a inscrição não só via e-mail, mas também via redes sociais, como Facebook e Twitter. Esse recurso de login social está cada vez mais popular.

Recompensas devem ser acumuladas sem que o cliente tenha que se preocupar com isso. Nada de códigos apenas para participar do programa de fidelidade! O cenário ideal é identificar o cliente assim que ele fizer login em e-commerce e adicionar seus pontos sempre que este fizer uma compra.

Benefícios reais

 Para que o programa de fidelidade seja convincente, ele precisa fornecer recompensas verdadeiras. Uma das principais razões pelas quais tantos programas de fidelidade falham é porque eles são superficiais – apenas uma maneira de capturar um endereço de e-mail.

As formas consideradas mais atraentes de recompensas são descontos, cupons e produtos gratuitos compatíveis com os pontos acumulados.

Participação contínua

Um e-commerce depende da taxa de recompra. Se o seu programa de fidelidade de e-commerce busca fazer com que os clientes comprem mais, você precisa incentivar a participação.

Uma das maneiras é lembrando os usuários de usar suas recompensas ou permanecer ativos. Estabeleça uma comunicação por e-mail ou mensagens de texto, crie ofertas exclusivas que despertem o senso de urgência.

Ganho de escala

Recompense os usuários que indicarem amigos para participar também. Se você motivar seus clientes com pontos extras ou recompensas adicionais como vales-compra por exemplo, conseguirá que seu programa de fidelidade se expanda.

Crie um programa tão bom que as pessoas falem sobre ele: que é fácil de participar e traz muitas vantagens. Adicione botões sociais para compartilhamento nas redes. Você também pode permitir que os usuários postem seu status de recompensas no Facebook. As pessoas sentem satisfação quando recebem uma recompensa, por isso faz sentido que elas queiram contar a outras pessoas.

Analise os resultados do programa de fidelidade para melhorias contínuas

Após colocar o programa de fidelidade em funcionamento, é fundamental um bom acompanhamento dos resultados.

Assim como em qualquer gerenciamento de dados em um e-commerce, é preciso observar quais tipos de métricas podem dar um direcionamento melhor para seu programa de fidelidade. Analise dados como: adesões, engajamento, resgates, promoções etc.

As plataformas de gestão de programas de fidelidade favorecem o acompanhamento em tempo real desses resultados, o que permite um ajuste rápido em caso de erros.

Oracle Loyalty Cloud é uma plataforma poderosa e escalável. Esta permite acelerar a aquisição e o envolvimento do cliente com a implantação rápida de programas de fidelidade, facilidade de uso e gerenciamento.

Enfim, sabemos que clientes fidelizados são um ótimo indicador do sucesso de um e-commerce, certo? E um dos melhores caminhos para conseguir isso é a criação de um programa de fidelidade!

 

 

 

Felipe Forti
felipe.forti@bexpert.com.br
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