Dicas para criar uma estratégia de mídias sociais

Dicas para criar uma estratégia de mídias sociais para sua empresa

Criar uma boa estratégia de mídias sociais e executá-la da maneira correta é uma maneira excelente de construir ou fortalecer uma marca.

Mas não se engane achando que é fácil. É preciso entender as características de cada rede social e o que se pode esperar delas para então definir objetivos realistas.

O objetivo principal das redes sociais não é a geração direta de vendas, mas em alguns segmentos, pode ser possível. Em outros, as redes devem ser encaradas como uma vitrine para a empresa mostrar propriedade sobre determinado assunto.

Uma estratégia de mídias sociais orienta suas ações e informa se você está obtendo sucesso ou não, considerando seus objetivos. Quanto mais específica for a sua estratégia, mais eficaz será a execução.

Neste artigo, apresentaremos dicas para criar um plano de mídias sociais que vale tanto para quem está começando quanto para quem já está atuando neste canal de marketing.

Aprenda tudo o que puder sobre seu público

Saber quem é o seu público e o que este quer ver é fundamental para criar conteúdo que tenha relevância.

Procure criar personas. Isso permite que você pense em seus possíveis seguidores e clientes como pessoas reais com necessidades e desejos. E assim, você conseguirá pensar com mais clareza sobre o que oferecer a eles.

Mas não faça suposições, busque dados reais. Pesquise, entreviste, interaja com o público que você quer alcançar de verdade. Estas ações podem fornecer informações valiosas sobre quem são seus seguidores e como eles interagem com sua marca nas mídias sociais.

Outra fonte de informação importante é sua concorrência. Há boas chances de seus concorrentes já estarem usando as mídias sociais e você pode aprender com sua experiência.

Uma análise competitiva permite que você entenda quem é a concorrência e o que ela está fazendo bem (e não tão bem). Você terá uma boa ideia do que é esperado em seu setor, o que ajudará você a definir seus próprios objetivos para as mídias sociais.

Realize uma auditoria para aprimorar sua estratégia de mídias sociais

Se você já usa ferramentas de mídias sociais, mas ainda sente que há espaço para aprimorar este trabalho, precisa dar um passo para trás e ver o que já realizou. Procure responder às seguintes questões:

Sua empresa está nas melhores redes para atingir seu público?

Quem está se conectando com sua empresa nas redes sociais?

Como sua presença se compara à de seus concorrentes?

Este canal pode ajudar a atingir metas de negócios significativas?

Com estas respostas, você já terá um ponto de partida para avaliar sua estratégia e planejar como alcançar seus objetivos.

Configure perfis e melhore os já existentes

Ao decidir em quais redes sociais sua empresa deve estar, você também precisará definir sua estratégia para cada rede.

Por exemplo, uma empresa de maquiagens pode reservar seus vídeos e tutoriais para o Instagram e YouTube. Já o Twitter pode ser encarado mais como um canal de atendimento ao cliente.

É um bom exercício criar uma missão para cada rede. Estas declarações de uma frase ajudarão você a se concentrar em uma meta muito específica para cada perfil em cada rede social.

Por exemplo, para um negócio B2B: “Usaremos a publicidade do LinkedIn para atingir um público-alvo específico a fim de encontrar potenciais clientes” e “Usaremos o Instagram para promover e compartilhar nossa cultura empresarial para ajudar no recrutamento e seleção e no engajamento dos funcionários”.

Se você não conseguir criar uma missão sólida para uma rede social específica, convém reconsiderar se essa rede vale a pena.

Depois de decidir em quais redes se concentrar, é hora de criar seus perfis ou melhorar os perfis existentes para que eles se alinhem com seu plano estratégico. Preencha todos os campos do perfil, use palavras-chave que descrevam sua empresa da melhor maneira e use imagens dimensionadas corretamente para cada rede.

Encontre inspiração

Embora seja importante que sua marca seja única, você ainda pode buscar inspiração em outras empresas que fazem bons trabalhos em redes sociais.

Pesquisando na internet, é possível encontrar histórias de sucesso de redes sociais e talvez você encontre alguma de seu segmento ou que de alguma forma possa ter uma correlação com seu negócio.

Comece definindo a voz, tom e estilo de sua empresa nas mídias sociais e, a partir daí, seja consistente. A consistência é fundamental para ajudar seus seguidores a entender o que esperar da sua marca, além de ajudar a manter o reconhecimento de sua marca mesmo quando você tem várias pessoas trabalhando em sua equipe ou através de uma agência.

Mas lembre-se que mesmo que sua empresa opte por contratar uma agência para criação de conteúdo, o envolvimento interno é fundamental. São as pessoas da empresa que conhecem o mercado, seus drivers e particularidades, seu público.

Crie um calendário de conteúdo de mídia social

Seu calendário de conteúdo é o lugar perfeito para planejar todas as suas atividades de mídias sociais, desde mix de conteúdo (próprio, de fontes externas, educacional, com objetivo de gerar tráfego para o site da empresa, anúncios etc), imagens, links, vídeos. Seu calendário vai ajudar a manter suas postagens espaçadas de forma adequada e publicadas nos horários ideais.

Certifique-se de que o seu calendário reflete a missão você que atribuiu a cada perfil social.

Depois de definir seu calendário, prepare seu conteúdo com antecedência e use as ferramentas de agendamento para publicá-las.

Teste, avalie e ajuste sua estratégia de mídias sociais

Você não deve presumir que vai acertar na primeira tentativa. À medida que você começa a implementar seu plano e acompanhar seus resultados, pode descobrir que algumas estratégias não funcionam tão bem quanto você previa, enquanto outras estão se saindo ainda melhor do que o esperado.

Você também pode monitorar o que as pessoas estão comentando sobre sua empresa, mesmo fora de seus perfis, com o uso de ferramentas adequadas. Oracle Social Cloud, por exemplo, tem um módulo de monitoramento que permite que a sua empresa acompanhe tudo que é mencionado a respeito dela e de suas marcas, além de termos relevantes dentro do seu mercado. Este módulo já vem com uma série de indicadores gráficos prontos e personalizáveis para análise acurada e em tempo real das pesquisas realizadas nos principais canais de mídias sociais. Use estes dados para reavaliar sua estratégia regularmente.

No universo das mídias sociais, as coisas mudam rapidamente. Novas redes surgem, enquanto outras passam por mudanças significativas. Seu negócio passará por períodos de mudança também. Tudo isso significa que sua estratégia de mídias sociais deve ser um documento que você analisa regularmente e ajusta conforme necessário. Consulte-o com frequência para mantê-lo no caminho certo, e não tenha medo de fazer alterações para que ele esteja sempre coerente com os objetivos da sua empresa.

Felipe Forti
felipe.forti@bexpert.com.br
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