Marketing baseado em dados

Como usar o marketing baseado em dados para aprimorar seus resultados

Dados são recursos de marketing valiosíssimos. Com as informações certas em mãos, é possível criar processos de marketing escaláveis e replicáveis e, assim, sobra mais tempo para se concentrar no lado criativo e estratégico.

Ainda são poucos os profissionais de marketing que têm o conhecimento necessário para trabalhar com dados de maneira eficaz. Mas a boa notícia é que há muito espaço para se desenvolver.

Vejamos alguns exemplos de como o marketing baseado em dados pode ser usado:

Crie discussões a partir do marketing baseado em dados

Vamos pensar em um cenário que pode ser bem comum: você investe há anos em mídias digitais e considera que suas campanhas atingiram um nível de maturidade e que precisam apenas ser monitoradas sem grandes esforços. Mas, de um mês para o outro, seus resultados caem consideravelmente. Em princípio, o problema costuma ser atribuído ao mercado: ”a economia desacelerou”. Mas, será que é isto mesmo? Uma análise mais aprofundada pode trazer mais revelações.

Analise os principais indicadores (CPCs, CTR, posições médias etc) por um período maior e procure por tendências. Veja como seus concorrentes se comportaram…surgiu algum novo player? Leve suas considerações a sua equipe ou à área comercial. A discussão com base em dados costuma ser bem mais rica.

Dados demográficos no planejamento de sua campanha: mais precisão na sua segmentação

Digamos que você queira criar um novo produto para o seu maior segmento de clientes. Você tem alguns dados sobre o comportamento deles. No entanto, estão faltando detalhes como sua renda familiar, e seu produto é justamente destinado a um público de maior renda. Você pode buscar dados externos sobre distribuição de renda por região e promover este novo produto de forma geolocalizada, abrangendo apenas aqueles se enquadram no segmento que você acredita ter potencial para consumo.

Combine dados de diferentes canais de marketing

Sempre que vamos lançar uma nova iniciativa (campanha, produto, empreendimento etc) buscamos o máximo de análises possíveis para mitigar os riscos de resultados negativos. Basear estas análises em dados é um bom caminho para reduzir as incertezas.

No marketing digital, uma recomendação é usar dados de PPC (pay per click) para otimizar a estratégia de SEO. Ao executar uma campanha de PPC por um curto período de tempo, é possível ganhar conhecimento sobre o volume real de pesquisa e efetividade de determinadas palavras-chave.

Analise cada uma das etapas do funil de vendas

Os ciclos de compra estão cada vez mais complexos. Suas campanhas de marketing não devem ter foco apenas na conversão final, mas sim em cada etapa do funil. E, para tanto, é preciso reconhecer cada uma das etapas, o tempo médio de permanência, os fatores que fazem com que seus potenciais clientes abandonem o funil, entre outras informações importantes. Há espaço para otimização e melhoria, e o marketing baseado em dados pode ajudar a tornar esse processo contínuo.

Aprimore suas campanhas de e-mail marketing com dados de redes sociais

Ano após ano, estudos continuam confirmando que o e-mail é o canal de marketing que oferece o maior ROI. E é possível torná-lo ainda mais eficaz.

Uma maneira simples de se fazer isso, é criar um público personalizado no facebook, encontrado através do e-mail. Com isto, você consegue reforçar a mensagem enviada, promovendo-a em um outro canal bastante acessado.

A análise de dados pode apoiar a tomada de decisão da empresa e gerar oportunidades de negócios. Mas, para conseguir executar as análises de forma abrangente e eficaz, é preciso contar com ferramentas adequadas. A Oracle conta com um conjunto de soluções que ajudam as empresas a entender seus clientes melhor que sua concorrência, engajá-los através de todos os canais e plataformas e entregar uma experiência relevante. A BExpert é especialista em Oracle CX e pode ser a parceira ideal para sua empresa nesta jornada.

 

Felipe Forti
felipe.forti@bexpert.com.br
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