Alinhamento entre marketing e vendas

Por que o alinhamento entre marketing e vendas é tão importante?

Conquistar e reter clientes pode ser difícil no mundo supercompetitivo de hoje. Profissionais das mais diversas empresas estão se esforçando em criar programas, implantar processos e tecnologias para cumprir suas metas. Porém, muitas vezes, apesar das ferramentas avançadas e da variedade de dados disponíveis, esse esforço não é eficaz. Uma das razões para isto é a falta de alinhamento entre marketing e vendas. Essa desconexão acaba se refletindo na experiência do cliente, que deixa a desejar.

O alinhamento entre marketing e vendas para melhorar a experiência do cliente não é um conceito novo, mas estudos mostram que as empresas ainda têm dificuldades para fazer isso. Alguns dados divulgados pela Oracle apontaram que a maior parcela dos entrevistados não tinha uma definição única para um lead qualificado e que os profissionais de vendas praticamente não usavam as informações passadas pela área de marketing.

Por outro lado, quando as empresas conseguem alinhar vendas e marketing, são capazes de converter mais leads em clientes satisfeitos. Uma pesquisa realizada por The Marketing Advisory Network mostrou que as organizações com equipes de marketing e vendas altamente integradas obtêm uma taxa de retenção de clientes 36% maior que aquelas que não apresentam tal alinhamento.

E o que as empresas podem fazer para conseguir este alinhamento?

 

Estabelecer uma equipe principal com representantes de vendas e marketing.

Essa equipe garantirá que vendas e marketing tenham voz e que todos estejam de acordo com as decisões tomadas. Desta forma, a distância entre as diretrizes das áreas tende a diminuir.

Alinhar os objetivos de marketing e vendas

A equipe principal deve levantar os objetivos​​ de cada área e identificar sinergias, além de criar definições comuns que afetarão vendas e marketing, como por exemplo o que constitui um lead qualificado.

Buscar o nivelamento das informações

Vendas e marketing precisam ter uma visão consistente e completa de seus clientes, a fim de criar uma experiência positiva para eles e eliminar inconsistências.

Investir em tecnologia para facilitar a integração das áreas

Fornecer ferramentas integradas de CRM e automação de marketing para permitir que vendas e marketing compartilhem uma visão completa do cliente. Ter essas ferramentas integradas ajuda a trazer uma visão melhor do desempenho de cada área.

Proporcionar a melhor experiência para o cliente é fundamental para o sucesso dos negócios e para tanto é imprescindível que os executivos de marketing e vendas levem a sério a interação de suas áreas.

 

 

 

BExpert
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