Uma boa solução de CRM ajuda a otimizar o desempenho da equipe de vendas

O que uma solução de CRM pode fazer por sua empresa

Há inúmeras formas de atrair potenciais clientes para uma empresa: campanhas de marketing em diferentes canais, participação em eventos, ligações da equipe de vendas etc. Mas o sucesso de qualquer uma destas abordagens é diretamente proporcional ao quanto você conhece e acompanha seus clientes.

E para uma empresa reunir informações sobre clientes, manter preferências, necessidades e atualizações do status de cada contato de forma organizada, não é possível contar apenas com papéis e planilhas. Daí vem a necessidade de se investir em CRM.

O termo CRM, que vem de Customer Relationship Management, não é uma novidade para as empresas, mas vale reforçar o seu significado. Trata-se da combinação de estratégias de negócio e tecnologias com foco na gestão do relacionamento com o cliente que pode ser aplicada a empresas de todos os tamanhos. Afinal, conhecer seus clientes a ponto de antecipar suas necessidades e desejos, aumentar a assertividade de campanhas, gerar mais vendas e melhorar a rentabilidade do negócio é fundamental para qualquer organização.

Os chamados softwares de CRM armazenam informações tanto de clientes atuais quanto potenciais – dados cadastrais, pontos de contato, histórico de interações, preferências etc. Mas não se trata apenas de uma lista de contatos mais sofisticada. Estas soluções podem ajudar a otimizar processos e aumentar a produtividade dos negócios. A automatização de tarefas rotineiras libera a equipe de vendas para se concentrar em efetivamente vender. O resultado é o melhor aproveitamento de oportunidades com mais negócios fechados. Além disso, estas soluções facilitam o acesso a informações valiosas e aprimoram a tomada de decisão.

As principais características de uma boa solução de CRM

Dentre as diversas características que uma solução de CRM apresenta, há algumas que devem se destacar:

Cadastro de clientes completo e atualizado

É fácil imaginar a evolução em comparação a planilhas complicadas, pouco atualizadas e passíveis de erros, não é? E para melhorar, é possível acessar este cadastro com o histórico de interações com cada contato de qualquer lugar via internet, inclusive pelo celular.

Gestão da força de vendas

Com um bom software de CRM é possível acompanhar de perto o trabalho de sua equipe de vendas – que clientes foram visitados, em qual estágio está a negociação, quais os próximos passos etc. Além disso, você terá informações precisas do desempenho de cada vendedor e da equipe como um todo.

Acompanhamento do funil de vendas

Um bom software de CRM permite acompanhar cada uma das etapas do funil e sabendo exatamente em que parte seus clientes se encontram, fica muito mais fácil definir tarefas e estimar resultados. Além disso, alertas podem ser programados para que os vendedores estejam atentos aos momentos em que devem entrar em contato com os clientes.

Atualização de processos

O fluxo de trabalho demanda que os processos demonstrem o que está acontecendo para que a tomada de decisões e a mudança de rota, quando necessária, possam ser feitas com assertividade.

Unindo uma boa estratégia de relacionamento com os clientes a um software adequado, os resultados de sua empresa podem ser extremamente beneficiados. Porém, se você ainda tem dúvidas se sua empresa precisa mesmo de um CRM ou se seu software atual é mesmo o mais indicado às suas necessidades, entre em contato com nosso time de especialistas e saiba mais sobre como nossa experiência pode te ajudar a tomar a melhor decisão.

Felipe Forti
felipe.forti@bexpert.com.br
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